O Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), lançou a consulta com dados de concursos realizados no Portal da Transparência. Na nova aba do portal é possível verificar todos os concursos públicos finalizados que foram registrados no Sistema de Gestão de Concursos Públicos (SIGECOP). Todos cidadãos e cidadãs têm acesso transparente às informações pela internet.

A pesquisa pode ser feita por meio do órgão demandante do concurso, instituição organizadora, carreiras ofertadas, editais e lotes de vagas por região, cidade ou regional onde a vaga foi disponibilizada. Também estão inseridos dados como número de vagas ofertadas, lista dos candidatos classificados e nomeações que já foram processadas. As informações são de concursos abertos e finalizados no Estado desde 2007.

“O Portal da Transparência está se renovando a cada dia e inserindo mais e melhores consultas. Com as informações sobre concursos avançamos e muito na transparência ativa em Minas Gerais”, afirmou o controlador-geral do Estado, Eduardo Martins de Lima.

A nova consulta está disposta dentro do Portal da Transparência no link “Pessoal”, seguindo para “Concursos realizados”. Disponibilizar as informações sobre concursos em transparência ativa é uma demanda feita desde 2015 pela CGE-MG aos órgãos do Estado que fizeram as maiores concorrências, como Saúde e Educação. É uma maneira de prestar contas à população sobre os processos e ainda reduzir o número de demandas que chegavam via E-SIC e Fale Conosco com dúvidas sobre nomeações, principalmente.

Recentemente, o portal abriu consulta sobre convênios/parcerias de saída de recursos. Além das novidades, também há informações sobre planejamento, dívida pública, compras e patrimônio, remuneração dos servidores, despesas com diárias, entre outras.

O Portal da Transparência é regido pela Lei de Acesso à Informação e tem o compromisso de publicar, de forma acessível, dados públicos do Poder Executivo de Minas Gerais. É o principal meio de fomentar o controle social e a fiscalização dos gastos públicos estaduais pelo cidadão. Para ter acesso aos novos e a todos os dados basta acessar www.transparencia.mg.gov.br.