O Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), lançou a consulta com dados de convênios de entrada e mapas de investimentos no Portal da Transparência.

A nova consulta de convênios de entrada permite que o cidadão acompanhe as transferências de recursos de outros entes para órgãos e entidades do Estado para projetos diversos. É possível saber por meio do portal qual unidade administrativa solicitou o recurso, qual unidade disponibilizou o recurso e valores. A consulta também pode ser feita por programa. Estão disponíveis todos os convênios de entrada registrados no período de 2008 a 2017. O acesso pode ser feito no link ‘convênios’.

Já o novo mapa de investimentos incrementa o link ‘despesa’ do Portal da Transparência. A consulta permite a visualização dos investimentos no mapa de Minas Gerais por geolocalização, também sendo possível exportar a tabela por município, órgão ou entidade e item de despesa.

Recentemente, o portal abriu consulta sobre concursos e convênios/parcerias de saída de recursos. Além das novidades, também há informações sobre planejamento, dívida pública, compras e patrimônio, remuneração dos servidores, despesas com diárias, entre outras.

O Portal da Transparência é regido pela Lei de Acesso à Informação e tem o compromisso de publicar, de forma acessível, dados públicos do Poder Executivo de Minas Gerais. É o principal meio de fomentar o controle social e a fiscalização dos gastos públicos estaduais pelo cidadão. Para ter acesso aos novos e a todos os dados basta acessar www.transparencia.mg.gov.br.